Indicador faz parte do programa Previne Brasil que estabelece o financiamento da Atenção Primária à Saúde.
São Francisco do Oeste/RN é citado em matéria veiculada no Jornal Diário do RN pelo excelente desempenho ao alcançar 100% de cobertura vacinal em um dos indicadores do Programa Previne Brasil que contabilizada a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária (APS) contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.
O resultado é fruto de um trabalho intenso que integra: gestão de equipes, atuação massiva dos agentes comunitários de saúde e o uso da plataforma RN+Vacina. O município é uma das sete cidades do Rio Grande do Norte que aderiram, em janeiro de 2023, ao projeto piloto que marca a ampliação do uso da plataforma RN Mais Vacina para as chamadas vacinas de rotina, aplicadas em crianças e adolescentes. O sistema possibilita uma gestão eficiente e transparente do processo de vacinação, facilitando a busca ativa de pessoas que precisam manter o seu calendário vacinal em dia.
A Secretária de Saúde de São Francisco do Oeste/RN, Poliana Alves Porfirio, celebrou os bons resultados: "através do sistema e com o apoio dos agentes comunitários de saúde, foi possível identificar quem estava com doses em atraso e fazer um chamamento, alcançando sucesso na cobertura vacinal".
"Com o RN Mais Vacina, houve uma melhoria no acesso aos dados de vacinação, os municípios têm esse acesso com mais rapidez e esse registro oportuno eleva as nossas coberturas vacinais", explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.