Índice de Satisfação do Usuário atinge impressionantes 88,2%, refletindo o sucesso das estratégias de acolhimento e atendimento na Unidade Básica de Saúde.
Implementado em 2023 pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, a pesquisa de satisfação do usuário é uma das etapas de monitoramento do Projeto de Acolhimento desenvolvido na Atenção Primária à Saúde do município e avalia a percepção dos usuários aos serviços oferecidos pela unidade básica de saúde.
Os resultados da 1ª fase (avaliação de janeiro a abril) revelam que o Índice de Satisfação do Usuário mede 88,2%. Isso reflete o compromisso da gestão municipal em oferecer atendimento eficiente a população. De acordo com o boletim divulgado (confira no final desta matéria), os números apontam que a maioria dos pacientes não apenas está satisfeita, mas também aprecia a abordagem de acolhimento e os cuidados proporcionados pelas equipes de saúde aos diversos serviços oferecidos.
Essa pesquisa, que ocorre de forma quadrimestral, não apenas fornece uma visão abrangente da percepção dos usuários sobre os serviços prestados, mas também desempenha um papel vital no monitoramento e aprimoramento contínuo das estratégias de acolhimento adotadas pela rede de saúde.
UM PROCESSO CONTÍNUO DE APRIMORAMENTO
A pesquisa não é apenas uma mostra de resultados, mas também um ponto de partida para melhorias futuras. A abordagem quadrimestral permite que a unidade de saúde avalie consistentemente a eficácia de suas estratégias de acolhimento, identificando áreas de sucesso e aquelas que podem ser aprimoradas. A participação do usuário é crucial nesse processo para promover ajustes e inovações.
FOCO NO CUIDADO AO PACIENTE
Os resultados da pesquisa destacam o comprometimento das equipes em proporcionar uma experiência completa e satisfatória aos usuários. A abordagem de acolhimento não apenas impacta positivamente a saúde física dos pacientes, mas também contribui para o seu bem-estar emocional, criando um ambiente de confiança e cuidado mútuo.
Em relato, a senhora Margarida Marinho, 66 anos, menciona ser "muito grata pelos serviços oferecidos, desde as visitas do agente de saúde até a unidade de saúde e o agendamento de consultas e exames especializados na secretaria. Quando vou a unidade de saúde, sou muito bem recebida pelos profissionais da portaria até o consultório".
Já dona Expedita Santos, 56 anos, expressa: "Fiquei encantada já na portaria da unidade de saúde. Morei em outro estado por 30 anos e durante 02 anos residi em São Francisco do Oeste e nunca tive uma experiência tão acolhedora na rede básica. Acesso facilitado a vacinas, acompanhamento de hipertensão e diabetes com meu esposo, medicamento, prótese dentária, visita do agente de saúde [...] Me senti amada e tenho profunda gratidão".
PROJETO DE ACOLHIMENTO
O projeto de Acolhimento na Atenção Primária à Saúde do município de São Francisco do Oeste/RN é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, por meio de estudos realizados entre equipe gestora e profissionais de saúde, subsidiando três pilares: reconhecimento, monitoramento e experimentação. Com base em diagnósticos, são implantados práticas e processos de acolhimento visando a melhorar a acessibilidade do usuário e a escuta dos profissionais.