NOTÍCIAS

16-MAI-2024

Conselho de Saúde prepara etapa municipal para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Reunião Ampliada deverá discutir o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

#Saúde 16 DE MAIO DE 2024

O Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Oeste realizará, no dia 24 de maio de 2024, a etapa municipal preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). O evento acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 14h.

Denominada de "Reunião Ampliada", o momento deverá reunir conselheiros de saúde de diversos segmentos sociais e, também, profissionais de saúde, para discutirem o tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer".

A CONFERÊNCIA NACIONAL

As dimensões continentais do SUS englobam mais de 4 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de diversas profissões de saúde de nível técnico/médio e superior. Essa gigantesca força de trabalho em saúde é caracterizada pela participação majoritária das mulheres na gestão e cuidado na saúde e tem sua formação e educação permanente ordenadas pelos entes federativos, conforme Art. 200 da CF de 1988.

A convocação da 4ª CNGTES marca a recuperação do conceito de trabalho em saúde de relevância pública, tendo em vista que são as trabalhadoras e trabalhadores do SUS os sujeitos políticos que constroem cotidianamente, em conjunto com pessoas usuárias e gestoras comprometidas com o SUS, as ações e serviços de saúde pública.

A 4ª CNGTES é parte desse exitoso processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

ETAPA MUNICIPAL

Além da discussão do tema central "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", três eixos farão parte de debates em grupos de trabalho, são eles:

Eixo 1 - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

As discussões em grupo dos eixos levarão os participantes a formularem propostas para serem levadas as etapas seguintes (estadual e nacional). Além disso, quatro delegados (representantes) deverão ser eleitos para representarem o município na etapa estadual e nacional.

Com informações do Conselho Nacional de Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 13 dia(s)

O que é e como funciona o Conselho Municipal de Saúde?

O Conselho de Saúde é um grupo de pessoas que toma decisões importantes sobre o Sistema Ún [...]

#Saúde Há 16 dia(s)

Semana da Enfermagem: Evento promove capacitação e debate sobre tecnologias na área da saúde.

Nos dias 27 e 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, com o apoio do G [...]

#Saúde Há 26 dia(s)

Inscrições abertas para a 2ª edição da Semana da Enfermagem.

Edição deste ano possui foco em tecnologia dos processos de trabalho e saúde mental dos profissionais.

#Saúde Há 41 dia(s)

São Francisco do Oeste presente no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Maior evento de saúde pública do Rio Grande do Norte reúne líderes locais e nacionais do Sistema Único de Saúde.

#Saúde Há 46 dia(s)

Governo Municipal lança Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb)

Nova iniciativa amplia acesso a atendimentos especializados de odontologia.

#Saúde Há 87 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 88 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito