A Reunião Ampliada deverá discutir o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.
O Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Oeste realizará, no dia 24 de maio de 2024, a etapa municipal preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). O evento acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 14h.
Denominada de "Reunião Ampliada", o momento deverá reunir conselheiros de saúde de diversos segmentos sociais e, também, profissionais de saúde, para discutirem o tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer".
A CONFERÊNCIA NACIONAL
As dimensões continentais do SUS englobam mais de 4 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de diversas profissões de saúde de nível técnico/médio e superior. Essa gigantesca força de trabalho em saúde é caracterizada pela participação majoritária das mulheres na gestão e cuidado na saúde e tem sua formação e educação permanente ordenadas pelos entes federativos, conforme Art. 200 da CF de 1988.
A convocação da 4ª CNGTES marca a recuperação do conceito de trabalho em saúde de relevância pública, tendo em vista que são as trabalhadoras e trabalhadores do SUS os sujeitos políticos que constroem cotidianamente, em conjunto com pessoas usuárias e gestoras comprometidas com o SUS, as ações e serviços de saúde pública.
A 4ª CNGTES é parte desse exitoso processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.
ETAPA MUNICIPAL
Além da discussão do tema central "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", três eixos farão parte de debates em grupos de trabalho, são eles:
Eixo 1 - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
As discussões em grupo dos eixos levarão os participantes a formularem propostas para serem levadas as etapas seguintes (estadual e nacional). Além disso, quatro delegados (representantes) deverão ser eleitos para representarem o município na etapa estadual e nacional.
Com informações do Conselho Nacional de Saúde.