O projeto Saúde e Cidadania celebrou mais uma importante edição durante as comemorações dos 61 anos de emancipação política de São Francisco do Oeste/RN. Em sua 4ª edição, o projeto reafirma seu papel essencial na promoção da saúde e no fortalecimento da cidadania, ao oferecer uma série de ações voltadas para o bem-estar da população.
A iniciativa, realizada pelo governo municipal, em parceria com diversos profissionais de saúde e assistência social, teve como foco a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o estímulo ao autocuidado, elementos centrais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este ano, o projeto registrou mais de 190 atendimentos, incluindo consultas médicas clínicas e especializadas, exames e consultas de enfermagem, além de atividades coletivas coordenadas por uma equipe multiprofissional formada por nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, agentes de saúde e técnicos da assistência social.
De acordo com a coordenação do projeto, o impacto das ações vai muito além do atendimento imediato. "Estamos oferecendo não só consultas e exames, isso já é uma realidade de todos os dias, mas incentivando a população a adotar práticas de autocuidado e a se engajar em atitudes cidadãs que promovam uma vida mais saudável", explica Marcelo Raulino - diretor da UBS Francisca Emília Leite.
A diversidade de atendimentos proporcionou uma resposta abrangente às necessidades da população. "A vinda de profissionais especializados é um grande benefício para nós. São médicos especialistas que já possuem uma rotina de atendimentos aqui no município. É muito mais confortável para o cidadão oportunizar estes atendimentos aqui na cidade e hoje reafirmamos esse compromisso. Esse projeto faz toda a diferença", comenta Poliana Porfirio - secretária de saúde.
As atividades de relaxamento ganharam destaque ao proporcionar momentos de bem-estar físico e mental para os visitantes. Essas práticas foram pensadas para incentivar o autocuidado, promover o equilíbrio emocional e oferecer ferramentas que podem ser facilmente integradas à rotina diária dos moradores, contribuindo para uma saúde integral e sustentável.
Além dos atendimentos de saúde, o projeto Saúde e Cidadania também foca no empoderamento social. O lançamento da Semana do Bebê, por exemplo, reforça a importância do acesso a direitos básicos da primeira infância, contribuindo para a conscientização da população sobre o papel ativo que cada cidadão pode desempenhar na melhoria de sua qualidade de vida e da sua família.
O projeto Saúde e Cidadania continua sendo uma referência local e mostra, com cada nova edição, que o cuidado com a saúde vai muito além dos consultórios, alcançando cada cidadão em suas necessidades mais essenciais e promovendo uma sociedade mais consciente e saudável.