18-MAI-2020

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

Doenças crônicas associadas à obesidade agravam o quadro de pacientes com Covid-19

#Saúde POR SECRETARIA MUN. DE SAUDE E SANEAMENTO 18 DE MAIO DE 2020

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19. Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

Quem é considerado obeso?

No caso da obesidade, o critério utilizado para avaliar e classificar o estado nutricional de uma pessoa é o Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com as recomendações da OMS. Esse índice é estimado entre a relação peso e altura. Sendo assim, a fórmula para o cálculo do IMC é: peso (em kg) dividido pela altura² (em metros). Ainda dentro desses parâmetros, uma pessoa é classificada com excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m². Vale lembrar também que a doença possui três estágios: a obesidade de grau 1 (IMC?30 kg/m² e IMC<35 kg/m²), a obesidade de grau 2 (IMC?35 kg/m² e IMC<40 kg/m²) e o estágio mais grave, que é a obesidade de grau 3 (IMC?40).

Medidas de Cuidado e Prevenção

Mais uma vez, o cuidado com a alimentação adequada e saudável se faz necessária, principalmente no contexto das pessoas que convivem com as doenças crônicas. Evitar alimentos ultraprocessados ajuda tanto a prevenir a hipertensão, diabetes e obesidade, quanto a atenuar os casos já existentes.

Apesar das limitações de espaço, também é tempo de improvisar e colocar a criatividade em ação para que seu corpo não fique parado. A atividade física regular é uma excelente aliada da sua saúde, principalmente para quem também sofre com essas doenças. Invista em atividades que podem ser feitas no dia a dia, como subir escadas e realizar tarefas domésticas. Evite também o comportamento sedentário, principalmente durante o período de home office.

Mas além dessa dupla imbatível, as pessoas que já convivem com as doenças crônicas precisam estar atentas a algumas medidas de proteção. É essencial que elas tenham suas vacinas em dia, principalmente contra gripe e pneumonia, pois evita o surgimento de infecções secundárias.

Assim como ocorre com os idosos, os pacientes crônicos devem evitar sair de casa. Se o serviço de saúde dispuser de canais de comunicação à distância, como telefone, mensagem, e-mail, as pessoas com fator de risco devem ser as primeiras a se beneficiar dessas ferramentas e evitar ir à unidade de saúde desnecessariamente.

Por Saúde Brasil, Ministério da Saúde.

#Saúde Há 1 dia(s)

Conselho de Saúde prepara etapa municipal para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Reunião Ampliada deverá discutir o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

#Saúde Há 13 dia(s)

São Francisco do Oeste presente no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Maior evento de saúde pública do Rio Grande do Norte reúne líderes locais e nacionais do Sistema Único de Saúde.

#Saúde Há 18 dia(s)

Governo Municipal lança Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb)

Nova iniciativa amplia acesso a atendimentos especializados de odontologia.

#Saúde Há 59 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 60 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

#Saúde Há 62 dia(s)

Programa Dignidade Menstrual: Orientações para acesso gratuito a absorventes.

Criado pelo Governo Federal, programa garante absorventes a pessoas inscritas no Cadastro Único.

#AssistênciaSocial Há 63 dia(s)

PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 12 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São F [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?