Foram notificados 525.381 casos prováveis de dengue no país, o número é referente ao período de 29/12/2019 a 04/04/2020, divulgado pelo Ministério da Saúde no último Boletim Epidemiológico. A Região Centro-Oeste apresentou a maior incidência, seguida das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Neste cenário, destacam-se os estados do Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás com incidências acima de 300 casos por 100 mil habitantes.
Até o momento, foram confirmados 181 óbitos por dengue, 381 casos graves e 4.443 casos com sinais de alarme, desses 448 permanecem em investigação. A faixa etária acima de 60 anos concentra 58,0% dos óbitos confirmados (105 óbitos) por dengue e observa-se uma distribuição semelhante em ambos os sexos.
Sobre os dados de chikungunya, foram notificados 15.051 casos prováveis no País. As regiões Nordeste e Sudeste apresentam as maiores taxas de incidência. Com relação aos dados de zika, foram notificados 2.054 casos prováveis, a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência.
Estados em situação de atenção de dengue
Até a SE 14, os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre e o Distrito Federal foram classificados como estados prioritários para a dengue devido a ocorrência de óbitos confirmados e incidência de casos prováveis de dengue acima do limite superior do diagrama de controle e/ou aumento dos casos de dengue com sinais de alarme e de dengue grave confirmados quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Por CONASEMS