22-JUN-2020

Exames para diagnóstico da Covid-19

Saiba mais sobre os tipos de exames realizados para diagnótico do novo coronavírus.

#Saúde POR SECRETARIA MUN. DE SAUDE E SANEAMENTO 22 DE JUNHO DE 2020

Foto/Reprodução: Freepik

RT-PCR - é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão. A coleta pode ser realizada entre o 3º ao 10º dia de sintomas.

SOROLOGIA - verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Fora desse período, poderá apresentar resultado falso negativo.

TESTE RÁPIDO - Existem dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. No entanto, a maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação às outras metodologias. O Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos, o que pode gerar insegurança e incerteza para interpretar um resultado negativo e determinar se o paciente em questão precisa ou não manter o isolamento social.

#Importante - Ao obter algum resultado por teste rápido ou sorologia para a Covid-19, recomenda-se realizar o RT-PCR, para um diagnóstico definitivo.

Com informações da Fleury - medicina e saúde.

#Saúde Há 1 dia(s)

Conselho de Saúde prepara etapa municipal para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Reunião Ampliada deverá discutir o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

#Saúde Há 13 dia(s)

São Francisco do Oeste presente no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Maior evento de saúde pública do Rio Grande do Norte reúne líderes locais e nacionais do Sistema Único de Saúde.

#Saúde Há 18 dia(s)

Governo Municipal lança Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb)

Nova iniciativa amplia acesso a atendimentos especializados de odontologia.

#Saúde Há 59 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 60 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

#Saúde Há 62 dia(s)

Programa Dignidade Menstrual: Orientações para acesso gratuito a absorventes.

Criado pelo Governo Federal, programa garante absorventes a pessoas inscritas no Cadastro Único.

#AssistênciaSocial Há 63 dia(s)

PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 12 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São F [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?