Grupos desta fase começam a ser imunizados contra COVID-19 a parti do dia 06 de maio.
O Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 (PNO) avançou para a fase de orientação da imunização de pessoas com comorbidades. O termo é empregado para pessoas com condições de saúde diversas, como doenças crônicas, que podem facilitar a evolução do quadro de infecção para uma situação grave, o que traz mais riscos de morte e sobrecarrega do sistema de saúde, com internações.
A partir do dia 06 de maio, inicia-se a nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, permitindo que pessoas de 18 a 59 anos de idade que possuam alguma condição de saúde ou deficiência possam ser imunizados.
As pessoas com comorbidades entraram na fila dos grupos prioritários após trabalhadores e saúde, idosos em instituições de longa permanência, povos indígenas, idosos em diversas faixas etárias (a partir de 60 anos) e parte das forças de segurança que atuam nas ruas e na repressão a ilícitos.
Mas, como comprovar essas comorbidades? É necessário se cadastrar no RN+Vacina (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/) e anexar um documento que comprove a condição de saúde ou deficiência, tais como: laudos médicos, receitas, exames, comunicações do INSS, cartão de benefício de pessoas com deficiência. A mesma documentação deve ser apresentada no dia da vacinação, junto do CPF e carteira de vacina.
Confira as comorbidades:
Diabetes mellitus - Qualquer indivíduo com diabetes.
Pneumopatias crônicas - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: enfisema e bronquite - Fibrose cística - Pneumoconioses - Displasia broncopulmonar - Asma grave (uso frequente de corticoide não inalatório)
Hipertensão arterial - Qualquer indivíduo com hipertensão.
Doenças cardiovasculares - Insuficiência cardíaca - Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar - Cardiopatia hipertensiva - Síndromes coronarianas: angina pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós infarto agudo do miocárdio - Valvopatias - Lesões de válvulas cardíacas: estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide) - Miocardiopatias e pericardiopatias: miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática - Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e fístulas arteriovenosas, aneurismas, dissecções da Aorta - Arritmias cardíacas: fibrilação e Flutter Atriais - Cardiopatia congênita no adulto - Pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardiodesfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).
Doença Cerebrovascular - Acidente Vascular Cerebral Isquêmico ou Hemorrágico, Ataque Isquêmico Transitório e demência vascular.
Doenças neurológicas crônicas que impactam na função respiratória - indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Doença Renal Crônica estágio 3 ou mais - Taxa de filtração <60ml/min/1,73m2) - Síndrome Nefrótica.
Imunossuprimidos/Imunocomprometidos - Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.
Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea - (não inclui transplante de córnea): aqueles pacientes em uso de prednisona (ou equivalente) acima de 10mg/dia, pulsoterapia e/ ou ciclofosfamida. Todos os casos deste item necessitam também de autorização do médico para fazer a vacina.
Pacientes oncológicos - que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas. Todos os casos deste item necessitam também de autorização do médico para fazer a vacina.
Anemia falciforme ou talassemia.
Obesidade mórbida - Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40.
Cirrose hepática - Pessoas com cirrose hepática.
Pessoas com HIV - Idade entre 18 e 59 anos
Pessoas com síndrome de down - Idade acima de 18 anos
Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) - Idade acima de 18 anos.
Outras doenças - S. Cushing, Lupus Eritematoso Sistêmico, Doença de Chron, Síndrome Cornélia Lange e Doença de Huntington.
Informações: Agência Brasil - Ministério da Saúde