O Hiperdia destina-se ao acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial SUS de São Francisco do Oeste/RN.
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não há uma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência.
A Hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional. A hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada.
O diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições socioeconômicas. Na população adulta, sua prevalência é de 7,6%.
Estas doenças levam, com frequência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade.
Quando diagnosticadas precocemente, estas doenças são bastante sensíveis, oferecendo múltiplas chances de evitar complicações; quando não, retardam a progressão das já existentes e as perdas delas resultantes.
NOVO HIPERDIA
Pensando no acompanhamento precoce e contínuo de pacientes portadores de Hipertensão Arterial e Diabete Mellitus, a rede ambulatorial do SUS de São Francisco do Oeste/RN reestrutura o Hiperdia, para que os pacientes tenham acesso exclusivo a rede de assistência, com profissionais de saúde qualificados e experientes no assunto.
O Hiperdia tem ações de controle das doenças e prevenção as suas complicações, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes.
ATENDIMENTO MÉDICO:
Os pacientes portadores de hipertensão e/ou diabetes poderão procurar a Unidade de Saúde, toda quinta-feira, no período da manhã e tarde, para realizar consulta médica e/ou renovação de receitas.
ATENDIMENTO NUTRICIONAL:
Estes pacientes também podem obter apoio nutricional, toda quarta-feira, pela manhã.