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02-SET-2022

Unidade Básica de Saúde reforça a importância da humanização e da desburocratização dos usuários do SUS

#Saúde POR SECRETARIA MUN. DE SAUDE E SANEAMENTO 02 DE SETEMBRO DE 2022

Foto: Ministério da Saúde

Entre os meses de julho e agosto, a direção da UBS Francisca Emília Leite, através da Secretaria Municipal de Saúde e assessoria técnica, vem realizando diagnósticos e qualificações com os servidores do SUS municipal para melhorar os processos de trabalho referente ao acolhimento dos usuários na unidade de saúde.

Mas, afinal, o que é acolhimento?

O acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, podendo acontecer de formas variadas ("há acolhimentos e acolhimentos").

Veja o seguinte exemplo:

" - Joana: Bom dia, eu queria marcar uma consulta com o Dr. Antônio.

- Vilma: O dia de marcação pro médico é a sexta-feira, tem que chegar cedo porque são distribuídas 20 senhas.

- Joana: Mas a minha irmã acabou de marcar uma consulta pra próxima semana.

- Vilma: É porque ela é hipertensa e faz parte de um programa.

- Joana: Mas eu não tô me sentindo muito bem desde ontem.

- Vilma: Aqui é PSF, não é urgência. Você tem que ir ao PA.

- Joana: O problema é que o PA é longe, eu tô sem dinheiro, e o Dr. Antônio é muito bom. Não dá pra fazer um encaixe não?

- Vilma: Já falei, ou você vai ao PA ou volta na sexta-feira logo cedo. Quem é o próximo?"

Infelizmente, o caso de Joana não é só uma ficção. Faltou clareza, empatia e humanização. Muitas pessoas já viveram e vivem, na pele, situações como a do diálogo acima, em que o trabalhador não consegue se colocar no lugar do outro que sofre, e o trata de forma burocrática. Este é talvez um dos principais problemas vividos no SUS, a banalização do sofrimento alheio.

DA ORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS DA UBS FRANCISCA EMÍLIA LEITE

Numa perspectiva de melhoria do processo de acolhimento, com demandas apresentadas pelos próprios profissionais de saúde, considerou-se a ampliação no número de fichas eletivas para atendimentos médicos, sendo 20 fichas por turno (um aumento de até 50% relacionado a quantidade anterior). Estas fichas permanecerão sendo entregues às 05h da manhã por uma questão cultural da cidade. Haverá a desconstrução de "ficha de urgência", uma vez que atendimentos de urgência devem ser imediatos e sem espera.

Os pacientes que não conseguirem uma ficha eletiva ao amanhecer, serão orientados a retornarem a UBS nos horários das 07h às 09h ou 13h às 15h (conforme desejarem) para que suas necessidades sejam acolhidas (atendimento ainda no mesmo dia, orientações ou agendamentos).

Outros ajustes ocorreram na triagem, onde todos os pacientes que desejam atendimento médico e/ou odontológico deverão ter seus sinais vitais aferidos para que o atendimento possua maior qualidade possível e menor circulação do paciente dentro do estabelecimento.

Além disso, diariamente, diferentes profissionais de saúde irão realizar rodas de conversas nas salas de esperas para orientar aos usuários sobre o funcionamento da UBS e esclarecer dúvidas sobre classificação de risco.

A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Após a implantação do prontuário eletrônico, em 2017, a estratégia utilizada para direcionamento dos pacientes é a classificação de risco. Em cores, ela classifica os pacientes em diferentes níveis de risco e priorizam o tempo de atendimento.

A ficha numérica retirada as 05h da manhã preservam apenas a ordem de chegada do cidadão a recepção. Quando o cidadão passa pela triagem onde seus sinais vitais são aferidos e suas queixas são ouvidas, ele é classificado quanto ao seu risco de vida. Confira alguns exemplos:

- AZUL (NÃO AGUDA) - Orientações específicas e sobre as ofertas da unidade; observar a demanda do turno para avaliar possibilidade de atendimento no mesmo dia, adiantamento de outras necessidades do paciente (vacinação, testes rápidos, etc.), agendamentos;

- VERDE (ATENDIMENTO NO DIA/TURNO) - disúria, tosse sem sinais de risco, dor lombar leve, renovação de medicamento de uso contínuo que já terminou, conflito familiar, usuário que não conseguirá acessar o serviço em outro momento.

- AMARELO (RISCO MODERADO) - crise asmática e/ou moderada, febre sem complicação, gestante com dor abdominal, usuários que necessitam de isolamento, pessoas com ansiedade significativa.

- VERMELHO (IMEDIATO) - parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória grave, convulsão, rebaixamento do nível de consciência, dor severa.

Com informações técnicas do Ministério da Saúde.

 

 

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